A Iniciativa
O suicídio é um tema que me desperta interesse antes mesmo da graduação, por ser um assunto presente em minha vida pessoal. Durante a graduação em psicologia, em meados de 2005, pude observar que mesmo no meio acadêmico, o tema era tratado como tabu e pouco abordado nas disciplinas.
Já como profissional, durante um aprimoramento em psicologia hospitalar em 2012, tive o primeiro contato com o tabu da morte e do suicídio. Na rotina de atendimento a pacientes e familiares da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), testemunhei o impacto que causava a tentativa de suicídio de pacientes recém internados nos profissionais envolvidos no atendimento que, por vezes, reproduziam discursos envoltos em mitos sobre a questão, invalidando o sofrimento vivido pelo paciente em crise.
Foi a partir de 2017, por meio da coordenação de um Grupo de Apoio aos Sobreviventes Enlutados por Suicídio, que observei não só o desconhecimento da população sobre a existência de serviços de posvenção, mas também a dificuldade em localizar as instituições e organizações que oferecem tais serviços.
Já com a semente plantada, a ideia de criar um espaço que concentrasse informações de apoio e suporte aos sobreviventes tomou forma durante a realização do mestrado em Ciências da Saúde, entre os anos de 2017 e 2019, durante a pesquisa sobre o impacto do suicídio em sobreviventes que testemunham o ato em vias públicas. Foi a primeira pesquisa nacional a investigar a vivência de sobreviventes testemunhas do suicídio.
Toda essa experiência pessoal e profissional foi um marco que determinou minha trajetória profissional e, desde então, dedico minha atuação clínica e acadêmica ao tema da prevenção e posvenção ao suicídio.
Surgiu assim essa iniciativa, um espaço para pessoas impactadas pelo suicídio terem acesso aos principais serviços de apoio e cuidado disponíveis no país e se conectarem entre si.
Quem sou?
Elis Regina Cornejo, psicóloga (CRP 06/100807), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2019) com o desenvolvimento de pesquisa na área da posvenção do suicídio, orientada pela profa Dra. Fernanda Marquetti. Atua com prevenção e posvenção do suicídio há 10 anos. É coordenadora do Grupo de Apoio aos Enlutados pelo Suicídio desde 2017 e do Plantão Psicológico em Posvenção do Suicídio desde 2022. Membro fundadora da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (ABMLuto). Atua na clínica, é autora de artigos e capítulos de livros na área da prevenção e posvenção, além de professora convidada em cursos de graduação. Idealizadora do site “Posvenção do Suicídio”, que desde 2019 oferece um mapeamento nacional dos grupos gratuitos de apoio ao luto pelo suicídio, além de oferecer outros serviços em posvenção.
Se você conhece ou desenvolve alguma atividade de posvenção em sua região, entre em contato conosco!